Equipe

Daniela Vieira Secches

Daniela Vieira Secches é coordenadora e uma das fundadoras do Observatório Rússia-América Latina (Ruslat). Ela é doutora em Relações Internacionais (RI) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ela obteve seu mestrado em Ciência Política pela Universidade Masaryk, República Tcheca, e possui graduação em RI pela PUC Minas e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena e leciona no curso de graduação em RI e é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em RI da PUC Minas. Atua como membro do conselho diretivo da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI, 2023-2025). Suas áreas de interesse incluem Estados do Leste Europeu e discussões sobre teoria e método em RI. Seu currículo Lattes pode ser encontrado em: http://lattes.cnpq.br/3972163625085544

Guilherme Stolle Paixão e Casarões

Guilherme Stolle Paixão e Casarões é um dos fundadores do Observatório Rússia-América Latina (Ruslat). Ele é doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) nas áreas de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais, onde atuou como Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública entre 2017 e 2018. Também leciona no Programa de Mestrado em Gestão Internacional (MPGI), na mesma instituição. Foi Visiting Fellow na Universidade de Tel Aviv (2011) e na Universidade de Brandeis (2015), e Visiting Associate na Universidade de Michigan (2019-2020). É coordenador do Observatório da Extrema-Direita (OED). Tem pesquisas e artigos publicados nas áreas de Política Externa Brasileira, Extrema-Direita e Nacionalismo Religioso, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais.

Marinana Andrade e Barros

Marinana Andrade e Barros é uma das fundadoras do Observatório Rússia-América Latina (Ruslat). Ela é doutora em Direito Internacional Público pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne e em Relações Internacionais pela PUC Minas. Mestre em Direito Internacional pela PUC Minas, possui graduação em Relações Internacionais pela PUC Minas e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora de Relações Internacionais da PUC Minas e leciona Direito e Relações Internacionais no Centro Universitário Una e UNI-BH. Sua pesquisa tem como foco ordem internacional, democracia, organizações internacionais com ênfase na América Latina e a paradiplomacia. Seu CV Lattes pode ser encontrado em: http://lattes.cnpq.br/0340322951403408.

Arthur Oliveira Marques Faria

Arthur Oliveira Marques Faria é graduado em Relações Internacionais pela PUC-Minas (2020-2023) e graduando em Direito pela UFMG (2020-presente). Foi Presidente do Diretório Acadêmico Hedley Bull. Bolsista na Iniciação Científica “As relações entre Rússia e América Latina na contemporaneidade: possibilidades e desafios” e professor da disciplina eletiva “Direito, Geopolítica e Relações Internacionais” no Colégio Arnaldo em 2023. Realizou pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso no campo da Segurança Internacional, analisando-se a efetividade das Missões de Paz da ONU. Foi também Assistente Pessoal da Diretoria Executiva da Synopsis Inteligência Estratégia e Diplomacia e monitor da disciplina Teoria Geral do Estado I na Faculdade de Direito da UFMG em 2021. Em 2017, representou a delegação brasileira na UA-MUNC, na sede da ONU, em Genebra, na Suíça.

Pular para o conteúdo